Oliveira de Azeméis, Sociedade

Escola Secundária Soares Bastos representa Portugal na Finlândia – Oliveira de Azeméis

Quatro professores e dois alunos da Escola Secundária Soares Basto, em Oliveira de Azeméis, partem esta quarta-feira para Sotkamo (Finlândia), onde participam na segunda fase do projecto transnacional “Eurofood”.

A iniciativa – enquadrada no programa “Grundtvig”, comparticipado por fundos comunitários – visa a divulgação das características gastronómicas das regiões e dos países envolvidos.

“Estamos com muita expectativa, uma vez que tem sido uma extraordinária experiência e enriquecedora para todos nós”, afirmou à EDV Informação o chefe da delegação portuguesa, Isidro Figueiredo.

“O objectivo do projecto é envolver alunos e professores no conhecimento das especialidades gastronómicas, partilhando ao mesmo tempo a cultura e civilização de cada um dos povos”, disse.

Durante os trabalhos – que decorrem em Sotkamo, no centro da Finlândia, entre 07 e 12 de Maio -, os participantes são convidados a confeccionar algumas das receitas seleccionadas previamente nos países de origem.

O resultado final será a edição de um livro e de um “e-book” para a Internet, onde cada um dos três países – Portugal, Espanha e Finlândia – dão a conhecer cinco das suas especialidades (entradas, pratos de peixe e de carne e sobremesa).

O “Eurofood” iniciou a 17 de Janeiro deste ano em Sevilha (Espanha).

Em Outubro é a vez de Oliveira de Azeméis acolher as delegações envolvidas no projecto, que encerra em Abril de 2009 em Sevilha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo