Cultura, Santa Maria da Feira

“Free Hugs” em Santa Maria da Feira

Imaginarius distribui abraços pela cidade 

Abraços e simpatia não vão faltar na oitava edição do Imaginarius – Festival Internacional de Rua de Santa Maria da Feira. A campanha internacional “Free Hugs” vai instalar-se na cidade, de 15 a 17 de Maio, para distribuir abraços e alegria pela população local e pelos visitantes. Esta é uma das actividades apoiadas pelo Festival. 

A campanha Free Hugs é uma iniciativa internacional de simpatia, criada pelo inglês Juan Mann, que já se realizou em cerca de 80 países, fundamentada sobre um princípio simples: dar um abraço a um desconhecido. Esta campanha tem como objectivo alegrar o dia a alguém e mostrar que o mundo dos desconhecidos não é assim tão mau, tão incompreensível. Esta é uma forma diferente de juntar as pessoas na partilha de um momento. 

O abraço envolve o toque, um dos cinco sentidos que mais desenvolvemos ao nascer. Existem muitas formas de abraçar: “The Man Hug”, “The Run and Jump Hug”,

“The Group Hug”, entre muitas outras. O que interessa é o abraço, pois sentimo-nos bem, menos sozinhos, capazes de tudo, de marcar a diferença, de espalhar alegria. 

Oferecer abraços é uma experiência espantosa. A cidade de Santa Maria da Feira irá abrir os braços aos visitantes. Algumas pessoas irão rir, outras irão agradecer o gesto, a iniciativa, pois muita gente nunca recebeu um abraço. O único aspecto menos positivo de oferecer e receber abraços é que a nossa cara irá doer de tanto sorrir, de ver a felicidade estampada na cara das pessoas. 

Três dias de abraços

Nos dias 15 e 16, um grupo de jovens vai percorrer alguns dos espaços comerciais mais concorridos da cidade de Santa Maria da Feira, para distribuir abraços pela população. Esta equipa será seguida por um operador de câmara, que vai registar todos os momentos. O making-of será projectado ao ar livre, no dia 17 de Maio, pelas 21h30, junto ao Convento dos Lóios. Neste mesmo dia, a equipa Free Hugs vai distribuir abraços durante os vários espectáculos do Imaginarius.   

Refira-se que, no âmbito desta campanha, a organização do Festival lançou um desafio às escolas para criação da imagem do Free Hugs no Imaginarius, com atribuição de prémios aos três melhores trabalhos. Ana Sofia Leite, de Ovar, é autora do cartaz vencedor (em anexo). 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo