Cultura, Santa Maria da Feira

Spencer Tunick regressa ao Imaginarius – Sta. Maria da Feira

Spencer Tunick, fotógrafo reconhecido mundialmente pelas suas poses elaboradas e estáticas e imagens de figuras despidas em cenários públicos, regressa a Santa Maria da Feira, no âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua. Na Biblioteca Municipal, o fotógrafo vai expor registos fotográficos e um vídeo de reportagem relativos à instalação temporária que realizou no Imaginarius, em Santa Maria da Feira, em 2003. A exposição “Spencer Tunick Exhibition” vai estar patente de 14 de Maio até ao final da primeira semana de Junho. 

Recorde-se que, na terceira edição do Imaginarius, em 2003, mais de 300 pessoas de diferentes idades, vindas de todo o país e do estrangeiro, posaram nuas nas ruas e praças de Santa Maria da Feira, bem como na Biblioteca Municipal, perante as objectivas de Spencer Tunick. As imagens poderão agora ser apreciadas na exposição “Spencer Tunick Exhibition”, que estará patente de 14 a 17 de Maio. A inauguração será no dia 14, às 15h00, na Biblioteca Municipal, com a presença do fotógrafo americano.  

As instalações temporárias de Spencer Tunick em locais emblemáticos tiveram lugar em todo o mundo, em cidades como Montreal, Melbourne, Lyon, Lisboa, Santiago, Nova Iorque, Cidade do México, Barcelona e Santa Maria da Feira, entre muitas outras.

Nas várias sessões fotográficas que realizou, Tunick já reuniu grupos entre 100 e 18 mil participantes. O seu trabalho combina escultura, performance e arte que retrata sistematicamente nus estáticos contrapostos em ambientes naturais e urbanos. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo