Cultura, Santa Maria da Feira

Mestre de teatro Eugenio Barba promove ateliês no Imaginarius – Sta. Maria da Feira

Eugenio Barba, mestre de teatro e fundador da companhia Odin Teatret, vai promover ateliês de formação em Santa Maria da Feira, nos dias 10, 11 e 12 de Maio, no âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que terão como base a sua nova produção “O Casamento de Medea”, que vai estrear em 2009, na Dinamarca. Os interessados em participar nos vários ateliês de formação – introdução à leitura, técnicas vocais, técnicas físicas e dança orixá – orientados por Eugenio Barba, Julia Varley, Tage Larsen e Augusto Molú, devem contactar o Gabinete de Animação da empresa municipal Feira Viva.  

Os ateliês de formação estão abertos a participantes de todas as idades, com ou sem experiência em artes performativas, que queiram usufruir da experiência da companhia Odin Teatret.  

Os ateliês serão divididos em diferentes sessões de trabalho, com dois grupos distintos, que incluem a participação de um grupo de 30 mulheres que integraram a Parada de Noivas, no Imaginarius’07. 

A primeira sessão, sobre Introdução à Leitura, será orientada por Eugenio Barba e destina-se a ambos os grupos. Depois, cada um vai receber formação na área das Técnicas Vocais, com Julia Varley, e na área das Técnicas Físicas e Dança Orixá, com Augusto Omulú e Cleber Paixão.  

“Teatro laboratório”

Criada em Oslo, em 1964, por Eugenio Barba, a companhia Odin Teatret está sediada, desde 1996, em Holstebro, na Dinamarca. A particularidade desta companhia reside em considerar o jogo de actor como uma verdadeira ciência: o treino físico e vocal do actor, tanto como a improvisação e a expressividade constituem a base do seu trabalho. Com a colaboração da ISTA – Escola Internacional de Antropologia Teatral, criada por Eugénio Barba em 1979, o fundador exprime a vontade de consolidar um género de “teatro laboratório”.

Eugenio Barba é Doutor Honoris Causa da Universidade de Arhus (Dinamarca), Ayacucho (peru), Bolonha (Itália), La Habana (Cuba) e Varsóvia (Polónia). Recebeu vários prémios internacionais, tais como o Prémio Pirandello e Prémio Sonning (Universidade de Copenhaga). 

Ateliês / Datas

10 de Maio: “Leitura”, com Eugénio Barba

11 de Maio: “Eco do Silêncio”, com Júlia Varley

10, 11 e 12 de Maio: “Relação entre o texto e as acções físicas”, com Tage Larsen

10, 11 e 12 de Maio: “A dança dos orixás”, com Augusto Omulú e Cleber da Paixão 

Para participar, os interessados deverão contactar o Gabinete de Animação da empresa municipal Feira Viva, através do telefone 256 330 900 ou do e-mail imaginarius.producao@gmail.com. As inscrições são gratuitas. 

Com os melhores cumprimentos,

O gabinete de comunicação, relações públicas e internacionais

Santa Maria da Feira, 30 de Abril de 2008

Artigo AnteriorPróximo Artigo