Cultura, Oliveira de Azeméis, Sociedade

Voluntariado social e cultural – Oliveira de Azeméis

Os projectos de voluntariado “Guardiões da biblioteca” e “Uma voz por um sorriso” são lançados esta quarta-feira em Oliveira de Azeméis.

Os programas – que são divulgados ao final da tarde (17:00) na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC) – inserem-se na política da promoção do voluntariado junto dos cidadãos e visam prestar apoio na áreas da terceira idade e da divulgação cultural.

“São dois projectos, um virado para o voluntariado cultural e o outro para o auxílio à solidariedade social que irão reforçar o apoio aos técnicos nessas áreas”, afirma a vereadora Gracinda Leal, da Câmara de Oliveira de Azeméis.

“Apesar de Portugal ter, no espaço europeu, uma das mais baixas taxas de voluntariado social, muito do trabalho que se faz deve-se ao empenho de milhares de pessoas que, todos os dias, dedicam muito do seu tempo à comunidade”, acrescenta.

“Numa sociedade cada vez mais individualista faz todo o sentido manter o espírito do voluntariado”, reforça a mesma responsável.

O projecto “Guardiões da biblioteca” visa a inserção de voluntários nos programas culturais da BMFC através da criação de uma bolsa de colaboradores com o objectivo de envolver a comunidade na promoção do livro e da leitura.

Os voluntários inscritos irão intervir nas áreas administrativa, de eventos e extensão cultural, tratamento técnico documental, empréstimo e atendimento.

Os objectivos passam por fomentar o espírito solidário e de consciência social, promover o livro e a leitura, divulgar projectos e actividades culturais, promover a BMFC na comunidade e criar grupos de voluntários de apoio a áreas específicas da biblioteca.

O projecto “Uma voz por um sorriso” é dirigido à área da terceira idade, sendo coordenado pelo Banco Local de Voluntariado de Oliveira de Azeméis.

O programa envolve actividades de apoio directo aos idosos em diversas áreas desde a promoção de relações afectivas ao acompanhamento e apoio em passeios e consultas médicas, leitura de jornais, dinamização de jogos, comemoração de datas festivas e convívios.

O projecto – que envolve ainda o apoio dos idosos ao domicílio – contempla a formação dos voluntários e algumas acções de sensibilização. As entidades inscritas no projecto são obrigadas a elaborar um programa de voluntariado com a identificação das actividades a desenvolver pelos colaboradores.

A apresentação dos projectos – que contará com representantes do Conselho Nacional para a promoção do Voluntariado e da Direcção Geral do livro e das Bibliotecas – integra as comemorações do Dia Mundial do Livro e assinala o encerramento do programa “Abril Livros Mil” com a realização do “Serão de Contos”, às 21:30, na biblioteca Ferreira de Castro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo