Arouca

Câmara municipal recebeu prémio geoconservação 2008 – Arouca

 Galardão distinguiu o projecto Geoparque.

O Dia Nacional do Património Geológico (22 de Abril) ficou assinalado em Arouca pela entrega do Prémio Geoconservação 2008 à Câmara Municipal. O galardão foi atribuído pela ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico), que reconheceu, por unanimidade, o “carácter inovador, relevância científico-pedagógica e relevância para o público em geral do projecto candidato de identificação, conservação e valorização do património geológico da região, intitulado “Geoparque Arouca”“.

A sessão decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, após uma visita à exposição temática, patente no edifício dos Paços do Concelho. Estiveram presentes, entre outras individualidades, Diamantino Pereira (representante da ProGEO), José Brilha (representante do Comité Nacional do Ano Internacional do Planeta Terra) e Artur Abreu Sá (coordenador científico do projecto Geoparque), acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal.

Foi por todos reconhecido o potencial do projecto Geoparque, que, ainda no decurso deste ano, verá a sua candidatura apresentada às redes Europeia e Global de Geoparks. Outra ideia consensual, é a de que este prémio traz um acréscimo de responsabilidade a todos quantos vêm trabalhando neste projecto, que se espera ver coroado de sucesso no decurso do ano de 2008, Ano Internacional do Planeta Terra, cujo lema é “Ciências da Terra para a Sociedade”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo