Arouca, Educação, Santa Maria da Feira, Sociedade

Jovens estudantes aprendem junto aos rios – Sta. Maria da feira e Arouca

A Escola Básica (EB) 2/3 de Escariz (Arouca) e a EB2/3 Fernando Pessoa (Santa Maria da Feira) são dois dos 15 estabelecimentos de ensino envolvidos num programa de educação ambiental, promovido pela empresa Águas do Douro e Paiva (ADP).

Após a formação aos professores, as acções lúdico-pedagógicas e a oferta de manuais e computadores aos alunos, a ADP “calça as galochas” e entra nos rios e ribeiras próximos das escolas.

A fase prática do projecto “Mil Escolas” arrancou no início do mês e prolonga-se até ao próximo dia 12 de Junho.

“Estas saídas de campo – assentes na metodologia e ferramentas disponibilizadas pelo projecto “Rios” e pela ADP – são uma mais-valia para o desenvolvimento dos projectos escolares”, refere uma nota informativa da empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Grande Porto e Vale do Sousa.

A ADP sublinha que estas acções “motivam os mais pequenos para as práticas da preservação e conservação dos ecossistemas ribeirinhos”, sendo objectivo “proporcionar à comunidade escolar uma aula de campo apoiada na observação e na acção”.

Os jovens no decorrer do trabalho de campo preenchem um questionário, destacando a identificação do troço, a caracterização geral do rio, a inspecção de colectores, o estudo do ecossistema e seu património cultural.

“Durante esta análise exaustiva das várias temáticas, os alunos terão a oportunidade de concretizar várias tarefas, nomeadamente desenhar o troço onde se encontram, medir a temperatura da água, a velocidade da corrente e o pH”, explica a ADP.

Testes à transparência da água, medição do caudal ou captura de macroinvertebrados para posterior observação e identificação, são outras das tarefas.

“A presença ou ausência destes bioindicadores levarão os alunos a concluir sobre o grau de poluição do rio, naquele troço onde se encontram”, acrescenta a nota informativa.

As aulas fora da escola pretendem dar continuidade ao desenvolvimento de cada projecto específico, que está a ser implementado até 2009 nos 15 estabelecimento de ensino vencedores do projecto “Mil Escolas”.

A escola de Escariz tem saídas de campo marcadas para 29 de Abril e 12 de Junho, enquanto a “Fernando Pessoa” para 07 de Maio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo