Sociedade

“O 25 de Abril contado às crianças” na Biblioteca Municipal – Varzim

No dia 21, às 10h00, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto recebe cerca de duas dezenas de alunos do Ensino Especial da Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar para uma sessão de leitura animada sobre o 25 de Abril. 

 A Revolução das Letras – O 25 de Abril contado às crianças, obra infantil de Vergílio Alberto Vieira, é o ponto de partida desta actividade preparada pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal e que se divide em dois momentos: no primeiro as crianças vão ser convidadas a abordar o conceito de 25 de Abril ligado à Liberdade; já no segundo os presentes irão, então, assistir à leitura animada de A Revolução das Letras.  

A Revolução das letras – O 25 de Abril contado às crianças – sobre o livro

Quem primeiro deu o alerta no Quartel das Letras foi o Cabo Clarim que, farto de tocar a recolher, ou porque não, ou porque sim, anunciou de pronto a hora do motim.

Acenderam-se então os holofotes na parada, saíram as letras a correr da camarata e, quando o Comandante-General se levantou, estremunhado, e veio à janela a toda a pressa, à pressa pediu contas a cada sentinela.

“Mas que pouca vergonha é esta?”, desaprovou, o boca aberta, a língua em tropel: “Que parece que a tropa virou festa no quartel!”
Não se enganava o Comandante, ao megafone, pois já por toda a parte se ouviam toques de caixa, gaitas e trombone. Se alguém o disse, assim o fez.
As letras queriam viver em liberdade (…)

Artigo AnteriorPróximo Artigo