Santo Tirso, Sociedade

Inauguração do centro interpretativo de monte padrão – Santo Tirso

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA MARCARÁ PRESENÇA NA CERIMÓNIA  

O Centro Interpretativo do Monte Padrão (sito na Freguesia de Monte Córdova) vai ser inaugurado no próximo domingo, dia 20 de Abril, a partir das 17 horas e com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos. 

Programa: 

17h00 – Bênção do novo edifício

17h10 – Intervenção do Presidente da C M de Santo Tirso, Castro Fernandes

17h20 – Intervenção da Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos

17h30 – Visita às instalações seguida de conferências

18h30 – Visita ao castro do Monte Padrão 

Este novo equipamento cultural do Concelho de Santo Tirso – que implicou um investimento de 500 mil euros (300 mil financiado pela Câmara Municipal e 200 mil pelo Plano Operacional Regional – área da Cultura) – foi edificado junto à estação arqueológica do Monte Padrão e funcionará como uma plataforma interpretativa dos vestígios arqueológicos da região, cujo núcleo fundamental é representado pelas ruínas do castro com o mesmo nome.

 Sendo um edifício de natureza pedagógica e interpretativa, será composto por uma sala de serviços educativos – apoiada pelos recentes veículos multimédia – e, em interactividade, pelo espaço destinado à exposição permanente. Os restantes módulos funcionais serão para o apoio administrativo, sala de restauro, gabinetes de trabalho e área de recolha de materiais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo