Cultura, Póvoa de Varzim

Ciclo de filmes “Universo Biblioteca”

De 8 a 29 de Abril decorre na Póvoa do Varzim o ciclo de filmes “Universo Biblioteca”, sobre a relação entre a Biblioteca, os Livros, a Literatura e o Cinema.

Este ciclo vai também buscar inspiração à frase de Jorge Luís Borges, “O Universo (a que outros chamam a Biblioteca)” e integra-se na Festa do Livro e da Leitura, que, em Abril, assinala o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e que está ser organizado pela Biblioteca Municipal.

No dia 8, às 15h00, passa um dos mais conhecidos filmes de Wim Wenders, “As Asas do Desejo”, obra de 1987, passada em Berlim, onde os anjos Damiel e Cassiel se movimentam, invisíveis. Ouvem os pensamentos de uma vítima do Holocausto, de pais preocupados com o filho, de passageiros num eléctrico e das pessoas nas ruas, como se escutassem excertos de vários programas radiofónicos; tiram apontamentos acerca da prostituta que espera fazer dinheiro suficiente para viajar rumo ao Sul, ou da acrobata de circo que, numa noite de lua cheia, teme cair do trapézio. Damiel apaixona-se pela trapezista e, noite após noite, dirige-se ao pequeno e velho circo onde ela actua, deixando-se comover pela sua vulnerabilidade e pelas suas dúvidas. Damiel já viu tudo, agora quer sentir…

Dia 15, também às 15h00, é projectado “Grau De Destruição” (Fahrenheit 451), filme de François Truffaut, e Jean-Louis Richard, de 1966, que conta a história de A Montag, um bombeiro que vive numa solitária e isolada sociedade, em que os livros são proibidos pelo Governo. É seu dever queimar todos os  livros que tenham sido vistos pelas autoridades ou denunciados pelos informantes. Mas Montag acaba por se envolver com Clarisse, uma apaixonada pela literatura, o que o leva a ler livros de forma clandestina. É através deste relacionamento que Montag passa a questionar os motivos que justificam a determinação do governo de queimar toda e qualquer obra literária.

 Para dia 23, Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal escolheu “Toda a Memória do Mundo”, um documentário de Alain Resnais, de 1956, sobre a Biblioteca Nacional de Paris, em que fica clara a obsessão do cineasta pela capacidade da memória humana, e pelas tentativas de registo dessa memória. Aos poucos, vamos passando de pilhas de livros amontoados para uma construção absurdamente labiríntica, a da biblioteca, e somos convidados a acompanhar os estágios de trabalho dentro dela, e a maneira como os livros chegam aos leitores. Para ver às 15h00.

O ciclo “Universo Biblioteca” termina no dia 29 com “Descobrir Forrester”, de Gus Van Sant. O filme, de 2000,  passa às 15h00 e é sobre Jamal Wallace, um habilidoso jogador de basquete de 16 anos de idade que vive em Nova Iorque e que tem uma paixão secreta: escrever.

 William Forrester é um romancista vencedor de um prémio Pulitzer que vive afastado do mundo e que desde então não voltou a publicar nada.

Graças a um encontro casual, Forrester converte-se no mestre de Jamal, ajudando-o a progredir no seu excepcional talento. Jamal por seu lado ajuda Forrester a ver a vida de outra maneira. Estes dois homens acabam por encontrar a força da amizade…

Todas as sessões são de entrada livre e decorrem na Biblioteca Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo