Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Sociedade, Vale de Cambra

Canil intermunicipal é exemplo a seguir

A vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Cristina Azevedo, desafiou hoje os autarcas do Norte do país a lançarem-se em projectos supra-municipais como forma de resolverem os problemas das comunidades.

«Um projecto que nasce numa escala supra-municipal é um sinal evidente de coesão e de interesse comum», afirmou Cristina Azevedo.

Segundo a vice-presidente da CCDR-N, esta será «uma metodologia claramente valorizada neste novo período de programação de fundos estruturais».

Cristina Azevedo falava aos jornalistas após a inauguração canil intermunicipal do Entre Douro e Vouga, um projecto que considerou «um exemplo a seguir».

«O equipamento vem sensibilizar as comunidades a tratarem dos animais, o que é um sinal de desenvolvimento, nascendo com uma escala supra-municipal, como sinal de coesão deste conjunto de municípios», acrescentou.

O Centro de Recolha/Canil Intermunicipal – orçada em 500 mil euros – é uma obra da responsabilidade da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) que se estende por uma área de 3.000 metros quadrados.

O equipamento – um projecto concebido pelo Gabinete de Apoio Técnico (GAT) do Entre Douro e Vouga – localiza-se no antigo aterro sanitário da serra do Pereiro (freguesia de Ossela), em Oliveira de Azeméis.

Desactivado, em 1999, funciona actualmente como Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos.

«Não se pretende que seja um hotel para cães, mas sim um local de passagem», disse o presidente AMTSM, Alfredo Henriques.

«Trata-se de uma solução comum para uma necessidade sentida há muito na região», frisou o autarca.

Numa primeira fase, o canil terá condições para albergar simultaneamente 100 animais dos municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.

A AMTSM tem programado também um conjunto de acções nos cinco concelhos, para além da captura dos animais.

Promoção de visitas ao canil, campanhas de controlo de cães vadios e de vacinação anti-rábica, ão outras das iniciativas previstas no âmbito deste projecto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo