Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Tecnologia, Vale de Cambra

Dia Europeu da Segurança na Internet

 equipa do projecto «Net Sobre Rodas» associou-se às comemorações do Dia Europeu da Internet Segura, esta terça-feira assinalado em todo o país.

«A nossa participação na iniciativa passa por organizar um “peddy-paper” digital orientado para divulgação da segurança na Internet junto de crianças e professores de duas escolas», afirmou Isabel Bastos, coordenadora do «Net Sobre Rodas».

As carrinhas do projecto estão durante o dia estacionadas nas escolas básicas de Roim, Romariz (Santa Maria da Feira), e Mosteiro, Fermedo (Arouca).

O «Net Sobre Rodas» lançou, entretanto, um sítio sobre a temática, em http://internetsegura.sitesedv.com/.

«Apesar da Internet disponibilizar uma panóplia de oportunidades e conhecimento, é importante não esquecer as aprendizagens necessárias para o seu uso seguro», disse Isabel Bastos.

Tal como nos anos anteriores, espera-se que neste dia 55 países promovam acções de sensibilização sobre a utilização segura da Internet. Este evento é organizado a nível europeu pelo Insafe – rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos – e tem Viviane Reding, Comissária Europeia para a Sociedade da Informação e Media, como mandatária.

O projecto Internet Segura – da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento) e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/CRIE do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal – assegura a representação portuguesa no Insafe e preparou algumas iniciativas a nível nacional para dar relevância à temática da Internet Segura.

Os promotores pretendem aproveitar a efeméride para a dinamização em alguns Espaços Internet (EI) de acções de sensibilização/formação subordinadas à temática da navegação segura da Internet.

«Esta iniciativa tem como objectivo estratégico dotar no futuro os EI de condições para o desenvolvimento de acções desta natureza, adequando e generalizando as melhores práticas obtidas neste dia», refere a UMIC.

Dinamizar acções de sensibilização/formação nos EI, recolha de indicadores de execução ou aferir a panóplia de públicos-alvo que estes conseguem atingir, são alguns das razões que levaram a Agência para a Sociedade do Conhecimento a lançar-se num programa de comemorações do Dia Europeu da Internet Segura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *