04/16/2014

“(Leituras) Em Voz Alta” em Gondomar

Por metronews - Qua Dez 26, 3:00 pm

Entre setembro e dezembro decorreu, na Biblioteca Municipal de Gondomar, a iniciativa “(Leituras) Em Voz Alta”. A iniciativa, que contou com a direção artística de Rosa Quiroga (Associação de Ideias Obscuras / Assédio), integrou um total de 12 sessões. Na noite de 20 de dezembro), a assinalar o culminar do ciclo de sessões de leitura (em voz alta), realizou-se a apresentação final.

Esta ação de formação visava explorar a leitura em voz alta e o conhecimento do texto dramático. Rosa Quiroga, e o grupo de formandos, escolheu a peça ”As Preciosas Ridículas”, de Molière, para a apresentação final.

Interpretado por Adriana Carmesim, Fernando Pinto Vieira, Fernando Oliveira, Isabel Castro, Liliana Pires, Maria José Oliveira e Vânia Carvalho, este foi um momento de fruição cultural – no qual o texto ganhou vida e entusiasmou o público presente. Fernando Paulo, Vereador do pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar, acompanhado pele Vereador Joaquim Castro Neves, registou, no final, o desafio para a continuidade deste projeto (com outros textos e novos participantes).

As “(Leituras) Em Voz Alta” assumiram-se como uma “Comunidade de Leitores de Teatro”, fomentando o gosto pela leitura em voz alta e o conhecimento do texto dramático em toda a sua especificidade. Rosa Quiroga, dinamizadora destes encontros, é atriz/encenadora e diretora da “Assédio Teatro”.

Deixar uma resposta