09/18/2014

Ginja do convento apresentada no festival do Anho Assado e do Arroz de Forno em Baião

Por metronews - Qui Jul 26, 8:08 pm

Baião volta a preparar-se, este fim-de-semana, para mostrar a milhares de visitantes a qualidade da sua gastronomia de inspiração tradicional: abre ao público no próximo dia 27 de Julho, a partir das 18h00, mais uma edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno. A grande novidade deste ano é o surgimento da Ginja produzida com cereja do Convento de Santo André, cuja quinta tem sido alvo de reabilitação por parte da autarquia. Esta intervenção visa tirar partido de um património municipal, que já resultou na comercialização de vários produtos agrícolas e na produção de um vinho verde designado “Lagar do Convento”.

O Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno é promovido pela Câmara Municipal de Baião e faz as delícias dos apreciadores deste manjar típico da região, que será cozinhado por cinco restaurantes do concelho. É em fornos de lenha que entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, cozinhados numa rica calda onde cabem várias carnes.

Será também possível degustar produtos que surgiram por via da criatividade de vários produtores locais, como compotas, licores, mel, queijos e até chocolates.

Estes vieram a somar-se aos produtos locais do concelho, que abarcam o biscoito da Teixeira, a broa de milho cozida no local e terminando na doçaria tradicional, acompanhada por bons vinhos verdes e espumantes da sub-região de Baião.

O certame tem lugar na vila de Baião, numa tenda de grandes dimensões montada especialmente para o efeito e que reúne excelentes condições de conforto.

Também não poderiam faltar os elementos do artesanato concelhio, que têm nas bengalas de Gestaçô e nas cestas de Frende os seus principais embaixadores. A animação será assegurada por bandas musicais, grupos de concertinas e ranchos folclóricos.

Deixar uma resposta