09/21/2014

S. João da Madeira divulga rede de oferta formativa qualificante

Por metronews - Ter Jul 17, 5:48 pm

Numa altura em que começam as inscrições no ensino secundário para todos os alunos que terminaram o ensino básico e que pretendem prosseguir os seus estudos, as escolas de S. João da Madeira anunciam a oferta de cursos profissionalizantes, que terá início em setembro próximo.

 

A rede de cursos foi feita em articulação pelas escolas com ensino básico e secundário do concelho e o Ministério da Educação, com a colaboração da Câmara Municipal, apresentando áreas de formação diversificadas, que incluem a Manutenção Industrial, a Restauração e o Comércio, Eletrónica e Automação, Informática, Cuidados de beleza, Apoio à infância, Eletricidade e energia, entre outras.

 

Os cursos profissionais destinam-se a alunos que tenham completado o 9.º ano de escolaridade. Têm a duração de três anos e dão equivalência profissional e escolar ao 12.º ano.

 

No Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior irão arrancar três cursos: Técnico de Análise Laboratorial, Técnico Multimédia e Técnico de Fotografia.

 

No Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, que agora também integra a Escola EB 2,3 de S. João da Madeira, irá decorrer o curso de Técnico de Manutenção Industrial – Reparação de Veículos a Motor, Técnico de Turismo e Auxiliar de Saúde.
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite é o que oferece o maior número de cursos: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, Técnico de Mecatrónica, Técnico de Design Gráfico e Técnico de Audiovisuais.
Por seu turno, o Centro de Educação Integral oferece o curso de Técnico de Restauração – Cozinha – Pastelaria e o técnico de Gestão do Ambiente.
Por fim, o Externato D. Dinis irá iniciar o 1.º ano do curso Técnico de Restauração, variante Restaurante – Bar.

 

Cursos de Educação e Formação
Para além dos cursos profissionais, irão decorrer três cursos de educação e formação (CEF), os quais dão equivalência ao 9.º ano de escolaridades. Os cursos são os seguintes: Instalação e Operação de Sistemas Informáticos (Agrupamento de Escolas João da Silva Correia), Curso de Cozinha (Centro de Educação Integral) e Cuidados e Estética do Cabelo (Externato D. Dinis).

 

Deixar uma resposta