07/29/2014

Comuna adapta espetáculo para Dia Mundial da Poesia em S. João da Madeira

Por metronews - Qui Mar 15, 11:32 am

A companhia de teatro Comuna pegou no conceito que está na base do seu espetáculo “A Palavra dos Poetas” e elaborou uma nova versão especificamente para a Campanha Poesia À Mesa, promovida pelo Município de S. João da Madeira. “De Camões aos Nossos Dias” sobe ao palco dos Paços da Cultura no Dia Mundial da Poesia (21 de março), às 21h45.

 

Nesse espetáculo, com entrada gratuita, são lidas e representadas as palavras dos poetas homenageados na edição deste ano da Campanha Poesia à Mesa: Luis Vaz de Camões, Malangatana, Matilde Rosa Araújo, Pedro Tamen, valter hugo mãe e Yvette Centeno.

 

No Dia Mundial da Poesia, realiza-se ainda o “Estendal Poético” que une os 16 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), iniciativa cuja abertura fica marcada, às 11h00, pela “Sintonia Poética”, uma leitura simultânea de poesia nos concelhos da AMP. Em S. João da Madeira, de onde saiu a inspiração para este momento de partilha, esta atividade decorre no espaço ajardinado em frente à Biblioteca Municipal.

 

No mesmo dia, haverá declamação simultânea de poesia à hora de almoço em restaurantes e padarias, estando também marcadas oficinas de leitura poética na Biblioteca Municipal. À noite, os Paços da Cultura abrem as portas à palavra dos poetas, no já referido espetáculo da Comuna.

 

Entretanto, já neste domingo (18 de março), o grupo de teatro TEPAS e a secção de dança do Centro de Cultura e Desporto (CCD), ambos de S. João da Madeira, interpretam poemas do livro “Rio de Pétalas”, da autoria da sanjoanense Salomé Pinto. Um espetáculo com entrada gratuita que leva as palavras para o palco, onde “a poesia transforma-se, ganha voz, movimento… Vida!”.

 

Na segunda-feira, o Dia do Pai (19 de março) motiva a realização, ao longo do dia, da oficina “Um poema para o meu pai”, na Biblioteca Municipal. Na terça, 20 de março, às 10h00 e às 14h00, os Paços da Cultura recebem o espetáculo “Camões é um Poeta RAP”, para jovens das escolas de S. João da Madeira. No mesmo dia, mas na Biblioteca Municipal, decorre a inauguração da exposição “O Maior Poema da Cidade” (18h00), assim como a tertúlia “Os Poemas dos nossos Poetas” (18h30).

 

Entre 17 e 24 de março, os nomes, os rostos e a poesia de autores de língua portuguesa surgem estampados nos materiais da Campanha Poesia à Mesa distribuídos por cafés, pastelarias, padarias e restaurantes de S. João da Madeira: 50.000 toalhetes, 20.000 bases de copos, 15.000 bases de chávenas, além de pacotes de açúcar e sacos de pão.

Deixar uma resposta