10/26/2014

Biblioteca Municipal de Nisa promove Internet Segura

Por metronews - Qua Fev 08, 3:25 pm

A Biblioteca Municipal de Nisa associa-se ás comemorações do Dia da Internet Segura e, de 6 a 18 de fevereiro, promove ações informação e sensibilização junto dos utilizadores do Espaço Internet.

Neste período são projetados vídeos elaborados por alunos das escolas portuguesas que abordam o tema da utilização segura da internet e assinalam regras básicas para um uso mais seguro e eficiente da Internet.

As ações são dirigidas a todos os utentes do Espaço Internet,  com particular atenção aos alunos das escolas do ensino básico e secundário e aos utilizadores seniores.

Esta iniciativa da Biblioteca Municipal de Nisa tem em conta a importância que, nos dias de hoje, têm as tecnologias de informação e comunicação. Não podemos prescindir da internet enquanto ferramenta útil, mas a sua utilização apresenta riscos para os quais devemos estar atentos.

Em 2003, Comissão Europeia institucionalizou o dia 7 de fevereiro como “Dia da Internet Segura”. A ideia foi alargada para fora da Europa e, atualmente, conta com a adesão de mais de 70 países.

Este ano, o Dia Europeu da Internet Segura é dedicado à temática “Aproximando Gerações”. Pela sexta vez consecutiva (desde 2007), a Rede de Espaços Internet (composta por cerca de 1.150 Espaços Internet, que funcionam em: municípios, bibliotecas públicas, instituições de solidariedade social, centros de inclusão digital, centros de emprego e de formação profissional, associações culturais e recreativas e centros de Ciência Viva) adere às comemorações deste evento organizado a nível europeu pela INSAFE (rede europeia de projetos de cooperação para a promoção da sensibilização e consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos) através da realização de ações de informação/sensibilização/formação dirigidas às comunidades locais.

Deixar uma resposta