12/20/2014

Cursos profissionais 2011-2012 com mais cursos e mais vagas em S. João da Madeira

Por metronews - Qua Jul 13, 6:24 pm

A Câmara Municipal de S. João da Madeira acaba de editar um guia online com a oferta formativa das escolas do concelho para o próximo ano lectivo. De uma forma atraente, alunos e famílias podem consultar quais os cursos que vão decorrer nas escolas básicas e secundárias no próximo ano lectivo. O guia pode ser consultado na página de internet da Câmara Municipal em www.cm-sjm.pt/16096.

Numa altura em que começam as inscrições no ensino secundário para todos os alunos que terminaram o ensino básico e que pretendem prosseguir os seus estudos, as escolas de S. João da Madeira anunciam a oferta de cursos profissionalizantes, que terá início em Setembro próximo.

A rede de cursos – feita em articulação pelas escolas com ensino básico e secundário da cidade, Câmara Municipal e Ministério da Educação – apresenta algumas novidades. No total, são quatro dezenas os cursos de educação/formação e profissionais, mais sete do que no ano lectivo anterior.

As áreas de formação são diversificadas, e vão desde a Manutenção Industrial, a Restauração e o Comércio, Marketing, Electrónica e Automação, Informática, Cuidados de Beleza, Apoio à infância, Electricidade e Energia, entre outras.

Oferta de cursos profissionais por estabelecimento de ensino.

A Escola EB 2,3 de S. João da Madeira oferece dois cursos para equivalência ao 9.º ano – Práticas de Acção Educativa e Operador de Informática – e dois cursos com equivalência ao 12.º ano de escolaridade: Técnico de Apoio Psicossocial e Técnico de Mecatrónica Automóvel.

A Escola Básica e Secundária Oliveira Junior oferece os seguintes cursos com equivalência ao 9.º ano: Electricista de Instalações, Empregado de Bar e Operador de Jardinagem. No que diz respeito à variante profissional, ou seja, para conferir o 12.º ano, a oferta inclui quatro cursos: Técnico de Análise Laboratorial, Técnico de Multimédia, Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e Técnico de Fotografia.

A Escola Secundária com 3.º Ciclo João da Silva Correia oferece quatro cursos com equivalência ao 12.º ano de escolaridade: Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Organização de Eventos, Técnico de Animação de 2D e 3D e Técnico de Turismo.

Nove cursos profissionais serão dinamizados pela Escola Secundária com 3.º Ciclo Serafim Leite. Uma oferta variada que inclui os seguintes cursos: Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Técnico de Design Gráfico; Técnico de Electrónica, Automação e Comando; Técnico de Energias Renováveis; Técnico de Gestão e Programação de Sistemas informáticos; Técnico de Informática de Gestão; Técnico de Mecatrónica; Técnico de Comércio; e Técnico de Contabilidade.

O Centro de Educação Integral (CEI) oferece três cursos com equivalência ao 9.º ano de escolaridade – Práticas Técnico-Comerciais, Cozinha e Operador de Estações de Tratamento de Águas Residuais – bem como outros cinco de nível secundário – Técnico de Comércio, Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Gestão Ambiental, Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Animação 2D e 3D.

O Externato D. Dinis oferece quatro cursos com equivalência ao 9.º ano: Cuidados e Estética do Cabelo, Operador de Informática, Serviço de Bar e Manicura/Pedicura/Massagista de Estética. A mesma escola oferece quatro cursos que conferem o 12.º ano de escolaridade: Técnico de Apoio à Infância, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente, Técnico de Comércio.

Deixar uma resposta