11/28/2014

Folclore no Jardim – Entroncamento

Por metronews - Ter Jul 06, 1:02 pm

No dia 11 de Julho, a Câmara Municipal do Entroncamento promove “Folclore no Jardim”, com o Rancho Folclórico e Etnográfico de  Alviobeira (Tomar), no Jardim Parque José Pereira Caldas, entre as 15h30min e as 16h30min.
“Folclore no Jardim” procura reavivar as tardes tradicionais de folclore, criando um espaço de encontro com esta dança popular, constituída pelos costumes e tradições que passaram de geração em geração.
Nesta actividade, o espectador também pode fazer perguntas sobre o Rancho que está a actuar e sobre as suas danças, dado que após a actuação terá lugar uma sessão de diálogo com o público.
 
 
 
Historial do Rancho de Alviobeira
 
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira foi fundado em 1988, pela iniciativa dos jovens da freguesia, com o objectivo de promover o convívio entre si e as pessoas da região, mantendo vivas as tradições dos seus antepassados.
Preservar hoje para outros conhecerem amanhã, é um dos seus principais objectivos.
Inserido na região do Alto Ribatejo, de transição entre as Beiras e o Baixo Ribatejo, sofre grandes influências culturais dessas regiões.
O rigor dos trajes, que reportam ao final do Século XIX e início do Século XX, foram minuciosamente reconstituídos através da pesquisa efectuada junto das pessoas mais idosas da freguesia.
O Rancho tem realizado várias exposições etnográficas e actualmente o seu espólio encontra-se no Museu Rural e Etnográfico de Alviobeira.
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira é membro da Federação do Folclore Português, está filiado no INATEL e é considerado Organismo de Utilidade Pública.

Deixar uma resposta