Ansião, Cultura

Magda Mendes apresenta Casa da Bôxa – Ansião

Bairrada é uma pequena aldeia da freguesia de Pousaflores, no concelho de Ansião. Ali, onde a vida passa lentamente e há cada vez mais casas vazias, chegou a visita muito especial de um grupo internacional de músicos liderado por Magda Mendes, que viaja de Roterdão para a Bairrada em busca da alquimia musical perfeita.

Magda, cuja família materna é originária da Bairrada, trocou o seu trabalho como Bióloga Marinha pela música. Estudou no Conservatório de Roterdão (onde vive actualmente) e vem apresentar um trabalho de composições originais inspiradas nos sons que marcaram a sua infância, procurando fundir as suas experiências fora de Portugal com a magia latente da sua terra natal, onde teve os primeiros contactos com o canto.

Simultaneamente uma equipa de filmagens vai ficar alojada na Bairrada durante o mesmo período. Esta estará envolvida com os músicos na recolha/interpretação dos elementos socioculturais, de modo a criar um repertório musical e audiovisual baseado nas experiências trabalhadas durante a residência artística. Desta estadia resultará um documentário que regista o processo criativo dos músicos e a comunidade que os acolhe. É o cruzamento de histórias que convergem num lugar inesperado.

A apresentação pública dos resultados deste trabalho acontecerá no dia 17 de Abril, a partir das 21h00, no Centro Cultural de Ansião, e no dia 24, à  mesma hora, na Escola Primária da Bairrada. Este espectáculo iniciar-se-á com a actuação do Grupo Coral local Os Cucos, seguida da apresentação das filmagens contidas no documentário Casa da Bôxa e terminando com o concerto de Magda Mendes, apresentando o repertório criado durante a estadia, de três semanas, na aldeia da Bairrada.  

Magda Mendes 
Direcção artística/ Cantora/ Compositora

Adolfo Estrada Vargas 
Realizador/ Assistente de direcção artística

Marina Bréton 
Assistente de Realização/ Régie

Ward Veenstra 
Produtor Musical

Marcos Di Paolo 
Guitarrista

Facundo Guevara 
Percussionista

Carlos Breton Aguilar 
Baixista

João Paulo Miranda 
Engenheiro de Som

Patrícia Alexandra Rodrigues Marques Assistente de Produção

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Boa Tarde!

    O meu nome é Marta Santos, trabalho na Rádio Vida Nova, com sede em Santiago da Guarda – Ansião, e gostaria de obter um contacto para fazer um trabalho sobre o vosso projecto.
    Já ssisti ao espectáculo, mas na ocasião não trive oportunidade para ficar para tentar fazer um trabalho e queria ver essa possibilidade. Como não consegui nenhum contacto, espero pelo menos conseguir uma resposta da vossa parte.
    Cumprimentos cordiais
    Marta Santos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *