11/23/2014

Parque Temático Molinológico abre esta sexta-feira – Oliveira de Azeméis

Por metronews - Seg Mar 16, 6:57 pm

O Parque Temático Molinológico, situado na freguesia de Ul, em Oliveira de Azeméis, é inaugurado às 15h30 desta sexta-feira com diversas acções que se prolongam por todo o fim-de-semana.  
O primeiro dos três dias inclui, antes da abertura oficial, uma visita ao Núcleo Museológico do Moinho e do Pão, a assinatura do protocolo de criação da associação responsável pela gestão do espaço e a inauguração da exposição «O moinho e o pão – passado e presente, do artista oliveirense Abílio Guimarães.  
Os dias seguintes são preenchidos, no sábado, com a apresentação do Parque Temático Molinológico, provas de degustação do pão de Ul, a realização das III Jornadas do Pão, a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação de Produtores do Pão de UL (APPUL) e a apresentação do livro «Portugal, Terra de Moinhos», de Jorge Augusto Miranda.  
O Parque Temático Molinológico, da responsabilidade da autarquia, envolve geograficamente as freguesias de Ul (na sua maioria) e Travanca ocupando uma área de 29 hectares. 
A criação do parque tem na sua origem a forte prevalência de moinhos de água, açudes e levadas existentes nos rios Antuã e Ul. 
O trabalho inicial incidiu no levantamento das estruturas de moagem e secagem, acções de sensibilização e edição de livros. Seguiu-se depois a recuperação dos moinhos, açudes, levadas e caminhos e a criação de infra estruturas turísticas e culturais das quais sobressai o núcleo museológico do moinho e do pão.  
O projecto foi, financeiramente, apoiado por verbas do III Quadro Comunitário de Apoio. 
O Parque Temático Molinológico resultou de um projecto de desenvolvimento integrado onde se evidenciam vertentes importantes como a preservação da arqueologia industrial e história dos moinhos, padeiras e moleiros, a divulgação científica do tipo de património existente e o conhecimento do universo ancestral da panificação, das padeiras e moleiros.