Chapéus de vários pontos do mundo expostos no museu - S. João da Madeira

As actividades enquadradas no Ano Europeu para o Diálogo Intercultural a realizar em S. João da Madeira englobam a exposição “Feltros do Mundo, Arquitecturas de Cabeça”, que será inaugurada este sábado no Museu da Chapelaria.

A mostra resulta do desafio lançado pela International Feltmakers Association (IFA) a 50 artistas de dez países. Este desafio - intitulado Crowning Glory – architecture for the head - visou “levar os artistas a conceberem chapéus em feltro que fossem elegantes ou práticos ou exuberantes, desde que fossem usáveis”.

Os trabalhos foram avaliados por um júri internacional.

“Não é todos os dias que temos oportunidade de ver uma exposição internacional com chapéus de vários pontos do mundo”, afirmou à EDV Informação o vice-presidente da Câmara de S. João da Madeira, Rui Costa.

O autarca sublinhou que a iniciativa “enriquece o programa cultural do Museu da Chapelaria”.

Em exposição estão os trabalhos dos 21 artistas seleccionados e “a sua visão cultural do feltro enquanto matéria-prima e do chapéu enquanto acessório de moda”.

A sessão inaugural marcada para as 16:00 de sábado insere-se ainda nas comemorações do Dia do Município de S. João da Madeira.

A mostra pode ser apreciada até ao final do ano durante o horário de funcionamento do Museu da Chapelaria (terça-feira a sábado – 10:00 às 12:30/14:30 às 19:00) e domingo (10:30 às 12:30/14:30 às 18:00).