XXII Feira do Artesanato de Santo Tirso

XXII Feira do Artesanato de Santo Tirso

 

A Feira de Artesanato do Concelho de Santo Tirso – promovida há 23 anos consecutivos pela Câmara Municipal - tem inauguração marcada para o dia 9 de Agosto, quando forem 15 horas. A mostra vai estar patente ao público no Parque D. Maria II, diariamente das 15 às 24 horas, prolongando-se até ao dia 17 de Agosto. 

Mais de 70 artesãos (20 dos quais do Concelho de Santo Tirso) vindos de vários pontos do país nomeadamente, Manteigas, Alcobaça, Aveiro, Montalegre, Amares e Açores, vão mostrar o que de melhor fazem em artes manuais, numa exposição de trabalhos e de artes e ofícios.  

O artesanato representado na Feira é totalmente nacional, estando muitos dos artesãos dispostos a executar trabalhos ao vivo, para os visitantes perceberem a meticulosidade e morosidade da arte manual em áreas como a cestaria, olaria, tecelagem, bordados, tapeçaria, escultura em pedra e madeira entre outros. Para os amantes das iguarias regionais, não faltarão queijos e enchidos, compotas caseiras, licores e doçaria conventual. 

Para Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, o certame tem ajudado a promover e a valorizar o artesanato local e nacional, a preservar o património histórico-cultural do nosso país sem esquecer a possibilidade de fazer da genuinidade e certificação desta arte manual uma verdadeira alternativa à criação de emprego. 

Paralelamente à mostra de artesanato decorre um vasto programa de animação que passamos a descrever: 

9 Agosto –Sábado

15h00 - Inauguração

21h30 - Banda Charanga 

10 Agosto – Domingo

16h00 - Rancho de Santo André de Sobrado

21h30 - Sandra Cristina 

11 Agosto  - 2ª Feira

21h30 - Duo Polifonia 

12 Agosto  - 3ª Feira

21h30 – Cristina Vaz 

13 Agosto  - 4ª Feira

21h30 Conjunto Típico Pedra do Couto 

14 Agosto  - 5ªFeira

21h30 Conjunto Leões da Batalha 

15 Agosto - 6ªFeira

16h00 - Os Amigos do Couto

21h30 - Conjunto Musical Santo André 

16 Agosto  - sábado

21h30 - Cantares do Sanguinhedo 

17 Agosto – Domingo

16h00 - Rancho  Folclórico de S. Martinho do Campo