09/02/2014

Santo Tirso em festa de 9 a 13 de Julho – Festas de S. Bento

Por metronews - Seg Jul 07, 12:00 pm

As Festas de S. Bento, uma romaria pagã, de raízes muito profundas, chamam anualmente à cidade de Santo Tirso devotos de todos os cantos do país. O programa das festas – que, este ano, decorrem entre os dias 9 e 13 de Julho – está repleto de actividades, onde o sagrado e o profano se interligam.

MILHARES DE PEREGRINOS VENERAM S. BENTO

No dia 11 de Julho, como já é tradição, milhares de peregrinos, oriundos das freguesias de Santo Tirso e dos concelhos limítrofes, dirigem-se à Igreja Matriz de Santo Tirso para venerarem São Bento. Logo a partir das 5 horas, as estradas e vias enchem-se de caminhantes que vão cumprir as suas promessas. Perante este anormal fluxo de pessoas (ainda por cima tratando-se do feriado municipal), a Câmara Municipal já solicitou à PSP, GNR, PM e aos Bombeiros o reforço de meios no terreno. 

A devoção a S. Bento é milenar e manda a tradição que as promessas ao santo devem ser pagas com cravos brancos, ovos ou sal, já que grande parte da sua popularidade se ficou a dever à cura de verrugas ou “cravos” na pele, e ainda ao auxílio que prestava aos partos difíceis… Por isso é que as missas para cumprimento de promessas se repetem ao longo de todo o dia 11. As primeiras missas estão agendadas para as 6h30 e 8h00 da manhã (as mais concorridas), seguindo-se depois mais três missas às 10, 12 e 19 horas (esta, a missa solene em honra de S. Bento) para dar resposta aos milhares de peregrinos e residentes.  

CERIMÓNIAS INSTITUCIONAIS

No âmbito das comemorações do 23º Aniversário da Cidade de Santo Tirso relevaremos a já tradicional cerimónia de Recepção Oficial às Delegações das Cidades Geminadas (dia 11 de Julho, às 18h30, no salão nobre da CM que inclui um jantar volante a ser servido às comitivas estrangeiras pelas 20h30, na Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento) e ainda a Eleição da Princesa e Rainha do Vinho Verde (dia 13, às 16 horas, no Largo Abade Pedrosa) numa iniciativa em que também participam as comitivas dos municípios geminados com Santo Tirso. 

Numa outra iniciativa – e porque em 2008 se assinalam os “20 Anos da Geminação Santo Tirso/Gross-Umstadt” – o comité de geminação entre as duas cidades, promove um concurso de fotografia, no qual todos os habitantes das duas cidades podem participar, sob o lema de: “O olhar do cidadão sobre as cidades geminadas”. Este concurso de fotografia tem por objectivo principal incentivar os habitantes das duas cidades, Santo Tirso e Gross-Umstadt, a promover, através de suporte fotográfico, as suas terras, retractando-as e documentando-as nas suas características, nos seus monumentos, nos seus habitantes, ambiente natural, eventos culturais, associações culturais, desportivas e recreativas, através de uma exposição fotográfica. Numa acção complementar, vão actuar em Santo Tirso (no mesmo âmbito e incluídas no programa das Festas de S. Bento, dia 12, às 21h00, na Praça dos Carvalhais) os seguintes grupos alemães: OWK-tanzgruppe e OWK-kapelle. 
 

PONTOS ALTOS NA ANIMAÇÃO MUSICAL

No que se refere à animação musical das Festas de S. Bento temos que: Marco Paulo (10 de Julho, 22 horas, na Praça 25 de Abril), Blasted Mechanism (11 de Julho, 22 horas, Praça 25 de Abril) e Anjos (12 de Julho, 22 horas, Praça 25 de Abril) serão naturalmente os cabeças de cartaz, enquanto, as “TUNAS ACADÉMICAS” e os “FADOS DE COIMBRA” prometem animar as restantes noites das festividades.  
 

OS OUTROS EVENTOS

As actividades desportivas também vão estar em destaque, salientando-se o Torneio Internacional de Andebol (cerimónia de abertura, dia 11 de Julho), o Concurso de Pesca Desportiva (dia 12, às 15 horas) que vai ter lugar no Ave, agora um rio mais limpo e onde já é possível pescar “carpas reais” com mais de 10 kgs., o Circuito Cicloturista (dia 12 de Julho, às 9 horas) e a Corrida de Carrinhos de Rolamentos (dia 13 de Julho, a partir das 10 horas). No programa constam ainda várias Exposições de montras e de fotografias, teatro de rua, arruadas de bombos e actuação de grupos de dança do concelho são também actividades a não perder.